Apoio logístico

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Como fazer uma logística de entrega eficiente no seu delivery. NÓS TE AJUDAMOS!

Quer entender sobre logística? Então fique até o final!

Para isso, queremos que você faça uma primeira reflexão: o que é logística?

Apesar de focarmos nos entregadores neste texto, é importante frisar que logística vai muito além apenas do transporte do produto. Em um significado amplo, é levar o produto certo até o cliente certo, no lugar e na hora corretos. É o planejamento para armazenar e transportar o produto preservando suas características.

Traduzindo para o delivery em foodservice: logística é oferecer o cardápio certo, na embalagem certa e no tempo correto. Ou seja, é preciso considerar uma série de fatores, como abrangência da área de entrega, a seleção de fornecedores, estoque de produtos e muitos outros.

Importância da logística no delivery em foodservice

Bem, agora já fica mais fácil imaginar por que a logística é tão essencial para o delivery. E já adiantamos logo a resposta: porque ela está diretamente ligada à qualidade da comida que você entregará ao cliente!

À primeira vista, essa parece ser uma resposta muito simples… E é! Mas vamos explorá-la mais traçando um paralelo entre duas situações:

Em um restaurante físico, é comum que o consumidor espere uma experiência completa que não se limita apenas ao prato. Isso engloba o ambiente, o tratamento – desde a recepção, por exemplo, até o garçom – e outros fatores. Isso significa que, em muitas ocasiões de consumo, ele está disposto a pagar a mais pelo momento de lazer do que pela comida em si.

Já no delivery, o consumidor também espera uma ótima experiência, mas o foco é na comida e sua qualidade, já que o ambiente físico não “existe” nessa situação. Ainda que o restaurante melhore essa experiência por meio de bilhetes, cortesias etc., o principal sempre será a comida.

Assim, para garantir a excelência da comida e da experiência também na casa do cliente, o planejamento da logística é indispensável.

E como dissemos, a entrega é um dos fatores mais importantes nesse processo. É preciso saber equilibrar muito bem os “pratinhos” da embalagem ideal, do transporte e do tempo de entrega da comida.

Quando um deles escapa, suas vendas podem ser prejudicadas e é isso que veremos a seguir.

Problemas no delivery

Você sabia que, segundo dados da nossa última pesquisa com consumidores GALUNION (6ª edição)84% das pessoas tiveram problemas com delivery nos últimos meses?

Ainda, 69% dos que tiveram problemas, o principal foi o tempo de entrega maior que o prometido.

Com esses números, podemos perceber que apesar de ser um serviço praticamente obrigatório nos restaurantes hoje, ele ainda apresenta falhas que prejudicam as vendas.

Isso porque na edição anterior dessa pesquisa80% das pessoas já haviam dito que uma entrega abaixo de 25 minutos aumentaria a frequência de pedidos por delivery.

Então, diante desse cenário, selecionamos algumas dicas para uma logística eficiente, relacionadas à etapa da entrega do pedido, para te ajudar nesse processo!

Dicas para uma entrega eficiente

Hoje, adota-se cada vez mais a tendência do Q-commerce (Quick Commerce, ou comércio rápido), que engloba entregas mais rápidas e logística com menores distâncias. As dicas a seguir são grandes ferramentas para começar a entrar na tendência também. Confira!

1. Invista em um bom sistema de gerenciamento de informações
2. Tenha uma cozinha ágil:
  • Cardápio compacto e específico para delivery: oferecer um cardápio reduzido, no delivery, é essencial. Quanto maior ele for, como geralmente é no local físico, mais processos existem na cozinha e maiores as chances de “se perder”. Fora isso, nem todas as receitas que funcionam bem no local terão um desempenho excelente no delivery. Então, o cardápio de delivery deve ser pensado para ser excelente, ágil e viajar bem.
  • Equipamentos certos: caso o seu delivery já esteja bem consolidado, é interessante pensar em equipamentos que garantam essa agilidade também. Hoje já existem as “geladeiras quentes”, por exemplo, que são fornos que mantêm o alimento quente por um tempo prolongado, sem precisar refrigerar, regenerar e finalizar antes da entrega.
3. Não prometa um tempo de entrega que não consegue cumprir
4. Equilibre o fluxo de demanda com entregadores próprios e terceiros
5. Valorize e cuide das equipes de entrega, sua ou terceirizada